quarta-feira, 2 de junho de 2021

Patente de método de distribuição de recompensas

 

Em T2314/16 o pedido se refere à distribuição de recompensas aos participantes de um esquema de marketing de afiliados em que os usuários recebem uma parte de um banner de anúncio em um site e, quando um visitante do site clica no banner, o usuário que atribuiu essa parte recebe uma recompensa. As áreas parciais são alocadas aos usuários com base em sua contribuição para a publicidade. O estadi da técnica mostra um mapa de imagem do lado do servidor, que permite a um navegador da web enviar informações coordenadas indicando onde um usuário clica em uma área de uma imagem para, por exemplo, retornar informações correspondentes a essa área. A diferença da invenção é que nesta a imagem é um anúncio; e o servidor na invenção especifica quem receberá uma recompensa com base nas coordenadas selecionadas. A Cãmara de Recursos considerou  etapas de negócios implementadas em uma estrutura de página da web conhecida e, portanto, não teriam um efeito técnico e não envolveriam uma etapa inventiva. O recorrente argumentou que a invenção produziu o efeito técnico de “redução da carga de processamento para cálculo das taxas de recompensa” mas a Câmara não entende desta forma uma vez o efeito não pode ser derivado a partir do estado da técnica, já que a redução da carga de processamento para calcular as taxas de recompensa é baseada em uma comparação com outros sistemas de recompensa. A Cãmara de Recursos por outro lado concordou com o recorrente de que a forma de determinar a relação de distribuição da recompensa eu consiste em dividir a área de exibição do anúncio em áreas parciais e alocar cada área parcial a um usuário de forma que, quando a área parcial for clicada, o usuário receba uma recompensa, foram baseadas em considerações técnicas do sistema de página da web. Tal método não foi motivado por quaisquer considerações comerciais sendo considerado inventivo e patenteável. Começando com o mapa de imagem do lado do servidor HTML e dado o problema de implementação do requisito de negócios de distribuição de recompensas a vários usuários de acordo com certas taxas de distribuição de recompensa, o Conselho julga que não teria sido óbvio atribuir usuários a áreas parciais de uma imagem como na reivindicação 1. Embora os meios para implementar isso estivessem disponíveis em HTML, não havia motivação para a pessoa qualificada fazê-lo.[1]



[1] Inventive implementation of a business-related scheme, NLO, www.lexology.com 31/05/2021

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