Em McRo, Inc. v. Bandai Namco Games America (Fed. Cir. 2016) foi analisada
a patenteabilidade de um método de animação em 3D que envolve a sincronização
de personagens animados de modo que os lábios dos personagens se movem
naturalmente. O estado da técnica realizava esta animação através de um
processo morfológico que consumia bastante tempo além de ser impreciso. O método
proposto em US6307576 é mais realístico ao descrever um conjunto de regras que
vão além do que simplesmente sincronizar fonemas simples com imagens morfológicas,
pois leva em consideração o contexto em que aquele fonema ocorre. Segundo a
Corte: “quando olhamos a reivindicação como um todo, ela dirigida a um
aperfiçoamento patenteável, tecnológico sob as técnicas de animação manuais em
3D [e portanto] não está direcionada a uma ideia abstrata”. [1]
[1] QUINN, Gene. More software
patent eligible, Federal Circuit says lip synchronization not abstract,
14/09/2016 http://www.ipwatchdog.com/2016/09/14/software-patent-eligible-federal-circuit-lip-synchronization/id=72832/
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