quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Automação de método de marketing na EPO

 

Em T1141/17 trata de uma seleção automática de um roteiro de marketing. A Câmara de Recursos, aplicando a mesma abordagem em COMVIK, observou que as considerações eram todas conceitos de negócios não técnicos. Portanto, embora os computadores fossem técnicos, a implementação dos requisitos não técnicos teria sido óbvia para o especialista na arte de telecomunicações e sistemas de computador. Identificar um cliente em contato com uma empresa, selecionar um script de marketing de uma pluralidade de segmentos de valor do cliente com base na "pontuação de modelagem" do cliente e apresentar o script selecionado ao comerciante são todos conceitos de negócios não técnicos. A implementação técnica dos requisitos não técnicos, incluindo a identificação do cliente (chamador) e a empresa contatada (chamado), uso do computador para pesquisar informações em um banco de dados, calcular a pontuação de modelagem e selecionar e exibir um script relevante, são óbvios para o técnico no assunto de telecomunicações e sistemas de computador. O pedido de patente europeia refere-se a um método e aparelho para fornecer inteligência de marketing sobre clientes em potencial a representantes de vendas que utilizam equipamentos de telecomunicações. Quando um cliente potencial liga para um número em um tele-anúncio, a ligação geralmente é recebida por um representante de vendas que representa muitas empresas. O representante de vendas precisa encontrar o script de marketing associado ao produto ou serviço sobre o qual o cliente está ligando. Além disso, é vantajoso usar um script direcionado ao cliente potencial, por exemplo, um cliente de alto valor pode receber ofertas diferentes de uma compra de baixo valor. A invenção identifica o número discado (DNIS) associado ao produto ou serviço no anúncio e usa o ID do chamador (ANI) para identificar o cliente que está ligando. Essas informações são usadas para calcular uma "pontuação de modelagem" do valor dos clientes, e o vendedor é apresentado com o script dependendo da pontuação e do tempo da chamada (dependendo de quando o anúncio está na rede a cabo local de uma região) . A Câmara de Recursos considerou que a invenção na reivindicação 1 inclui uma mistura de características técnicas e não técnicas. O Conselho concorda com o recorrente que o sistema de computador reivindicado e seus componentes têm caráter técnico. No entanto, a invenção também envolve aspectos não técnicos relacionados ao marketing. A abordagem estabelecida para avaliar essas invenções de tipo misto é a “abordagem Comvik” (T641/00). De acordo com a abordagem Comvik, apenas as características técnicas que contribuem para a solução de um problema técnico, proporcionando um efeito técnico, são tidas em consideração para efeitos da avaliação da atividade inventiva ao abrigo do artigo 56 da EPC. As características não técnicas que não trazem nenhuma contribuição técnica podem legitimamente fazer parte do problema técnico a ser resolvido como um conjunto de requisitos a serem cumpridos. Partindo de um sistema de comunicação convencional combinando um sistema de telefone e um sistema de computador, como o divulgado em D1, a invenção na reivindicação 1 se distingue pelo uso do ANI para localizar informações do cliente em um banco de dados, o cálculo de uma pontuação de modelagem com base nas informações do cliente e no DNIS, a seleção de um script armazenado com base na pontuação de modelagem simultaneamente com um momento em que o dispositivo de comunicação do cliente fornece o ANI e a exibição do script para o comerciante. Em linha com a abordagem da Comvik, o Conselho considera que o problema a ser resolvido pelos diferenciais é como automatizar o método de seleção de um script personalizado. Na opinião do Conselho, a implementação técnica dos requisitos não técnicos, incluindo o uso de ANI e DNIS para identificar o cliente (chamador) e a empresa contatada (chamado), respectivamente, e o uso do computador para consultar informações simultaneamente em um banco de dados, calcular a pontuação de modelagem e selecionar e exibir um script relevante, teria sido óbvio para o especialista na arte de telecomunicações e sistemas de computador. ANI e DNIS eram bem conhecidos e projetados para fornecer ao destinatário da chamada telefônica informações sobre o chamador e o número discado. O especialista teria fornecido meios adequados para armazenar e recuperar dados, incluindo o uso do ANI como um identificador para armazenar e recuperar informações do cliente em um banco de dados. [1]



[1] PRESTON, Richard. Automatic selection of a marketing script : non-technical, Bardehle Pagenberg, www.lexology.com 21/09/2021

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