quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Patenteabilidade de roteiro de marketing na EPO

 

Em T1141/17 diz respeito a um pedido de patente para uma seleção automática de um roteiro de marketing que trata de método e aparelho para fornecer inteligência de marketing sobre clientes em potencial a representantes de vendas que utilizam equipamentos de telecomunicações. Quando um cliente potencial liga para um número em um tele-anúncio o sistema identifica o número discado (DNIS) associado ao produto ou serviço no anúncio e usa o ID do chamador (ANI) para identificar o cliente que está ligando. Essas informações são usadas para calcular uma “pontuação de modelagem” do valor dos clientes, e o vendedor é apresentado com o script dependendo da pontuação e do tempo da chamada. No recurso, a Diretoria observou que as considerações eram todas conceitos de negócios não técnicos como por exemplo Seleção de um script de marketing de uma pluralidade de scripts de marketing divididos em uma pluralidade de segmentos de valor do cliente (alto, médio, baixo ou "risco" ou uma combinação dos mesmos) com base na "pontuação de modelagem" do cliente e no negócio, produto ou serviço relevante. Portanto, embora os computadores fossem técnicos, a implementação dos requisitos não técnicos teria sido óbvia para o especialista na arte de telecomunicações e sistemas de computador. Identificar um cliente em contato com uma empresa, selecionar um script de marketing de uma pluralidade de segmentos de valor do cliente com base na "pontuação de modelagem" do cliente e apresentar o script selecionado ao comerciante são todos conceitos de negócios não técnicos. A implementação técnica dos requisitos não técnicos, incluindo a identificação do cliente (chamador) e a empresa contatada (chamado), o uso do computador para pesquisar informações em um banco de dados, calcular a pontuação de modelagem e selecionar e exibir um script relevante, são óbvios para o especialista na arte de telecomunicações e sistemas de computador. Os computadores são técnicos, mas seria óbvio usar um para selecionar um script de acordo com a especificação do requisito. O pedido de patente europeia refere-se a um método e aparelho para fornecer inteligência de marketing sobre clientes em potencial a representantes de vendas que utilizam equipamentos de telecomunicações.

 

A invenção na reivindicação 1 compreende uma mistura de características técnicas e não técnicas. O Conselho concorda com o recorrente que o sistema de computador reivindicado e seus componentes têm caráter técnico. No entanto, a invenção também envolve aspectos não técnicos relacionados ao marketing. A abordagem estabelecida para avaliar essas invenções de tipo misto é a “abordagem Comvik” (T641/00). De acordo com a abordagem Comvik, apenas as características técnicas que contribuem para a solução de um problema técnico, proporcionando um efeito técnico, são tidas em consideração para efeitos da avaliação da atividade inventiva ao abrigo do artigo 56 da EPC. As características não técnicas que não apresentam qualquer contribuição técnica podem legitimamente fazer parte do problema técnico a resolver como um conjunto de requisitos a cumprir. A partir de um sistema de comunicação convencional combinando um sistema de telefone e um sistema de computador, como o divulgado em D1, a invenção na reivindicação 1 se distingue pelo uso do ANI para localizar informações do cliente em um banco de dados, o cálculo de uma modelagem pontuação com base nas informações do cliente e o DNIS, a seleção de um script armazenado com base na pontuação de modelagem simultaneamente com um momento em que o dispositivo de comunicação do cliente fornece o ANI e a exibição do script para o comerciante. Em consonância com a abordagem Comvik, o Conselho considera que o problema a ser resolvido pelas características distintivas é como automatizar o método de seleção de um script personalizado. Finalmente, o Conselho observou que a implementação do requisito não técnico era óbvia para uma pessoa qualificada: ANI e DNIS eram bem conhecidos e projetados para fornecer ao destinatário da chamada telefônica informações sobre o chamador e o número discado. O especialista teria fornecido meios adequados para armazenar e recuperar dados, incluindo o uso do ANI como um identificador para armazenar e recuperar informações do cliente em um banco de dados.[1]



[1] RICHARD, Preston. Automatic selection of a marketing script : non-technical. Bardehle Pagenberg, www.lexology.com 21/09/2021

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