domingo, 30 de junho de 2019

PSA - Problem Solution Approach na EPO

A presente invenção EP2567260 refere-se ao campo da exploração sísmica marinha. Mais particularmente, o invento refere-se a um aparelho para aquisição de dados sísmicos marítimos utilizando cabos sísmicos de fundo oceânico. Um dos métodos encontrados no estado da técnica é implantar sensores sísmicos no fundo do mar (geofones e hidrofones). Ao fazê-lo, tanto as ondas P de pressão como as ondas S de cisalhamento podem ser gravadas e, portanto, mais dados úteis serão gravados e subsequentemente processados e usados para mapear a sub superfície. A invenção proporciona um aparelho de gravação de cabo sísmico de fundo oceânico compreendendo: uma pluralidade de invólucros de nódulos sísmicos (1), sendo os referidos invólucros separados uns dos outros por seções separadas de elementos de tensão (2) tendo dispositivos de desacoplamento acústica em cada extremidade (3) ligando-se aos referidos invólucros de nódulos sísmicos (1), e em que cada invólucro de nódulo sísmico (1) compreende uma cápsula de sensor autônomo (5) para detectar e registrar dados sísmicos e em que a cápsula de sensor autônomo é removível do referido invólucro de nódulos sísmicos (4) e em que cada invólucro de nódulos sísmicos (4) compreende ainda um compartimento interno que alberga a cápsula de sensor autônomo. A cápsula do sensor autônomo compreende três geofones ortogonais que gravam nas direções x, y e z, um hidrofone, unidade de gravação de dados e uma bateria e unidade de armazenamento de dados.



O primeiro documento do estado da técnica D1 - US6024344 mostra um método para registrar dados sísmicos em águas profundas. Uma pluralidade de registradores de dados sísmicos é anexada a um fio armazenado em um navio sísmico. Uma extremidade livre do fio é implantada na água e os gravadores são conectados em posições selecionadas ao longo do fio. Depois que os gravadores são operados para registrar dados sísmicos, o fio e os gravadores conectados podem ser recuperados para a superfície da água. Os gravadores podem ser desconectados do cabo para facilitar o armazenamento e a recuperação de dados de cada gravador. Em D1 os sensores não são autônomos pois existe uma corrente elétrica que percorre o cabo. Existem secções separadas de elementos de tensão mas D1 não menciona dispositivos de isolamento acústico entre os nódulos. Os gravadores são desconectados mas o módulo sensor não é removível e portanto não existe um compartimento interno em que o mesmo seja inserido. 
D1 - US6024344



O segundo documento do estado da técnica D2 - US6657921 mostra um sistema para coletar dados sísmicos de formações geológicas subjacentes à água. Uma pluralidade de alojamentos hidrodinâmicos que incluem geofones 14 são implantados na água e podem descer rapidamente pela água até que as caixas entrem em contato com as formações geológicas. Um sensor sísmico marinho é acoplado a cada caixa 18 para detectar dados sísmicos e para orientar o sensor 20. Cada caixa pode ser desconectada do sensor sísmico marinho associado para facilitar a recuperação dos sensores sísmicos na superfície da água. D2 não mostra secções separadas de elementos de tensão nem tampouco dispositivos de isolamento acústico entre os nódulos. 

D2 - US6657921


O terceiro documento D3 do estado da técnica WO2009039252 mostra um cabo de fundo oceânico submerso construído de uma série de segmentos de cabo alinhados axialmente, dispostos alternadamente com unidades de sensor. As unidades de sensor incluem um invólucro externo com uma cavidade interna na qual um módulo de sensor é suspenso por um berço. Os membros de tensão, como cabos de fibra de alto módulo, estendem as extremidades dos segmentos de cabo adjacentes. Os canais axiais formados no invólucro do sensor externo intermediário em lados opostos do módulo do sensor recebem os membros de tensão, que, juntamente com o berço, fornecem isolamento sísmico entre os segmentos do cabo e os módulos do sensor. D3 não mostra elementos sensores autônomos e tampouco isolamento acústico por dispositivos dispostos nas extremidades dos sensores. D3 mostra cápsulas removíveis que comportam os ditos sensores e que são alojadas em um compartimento interno.


Observando-se o gráfico acima D2 é escolhido como o documento que reúne o maior número de características técnicas descritas na reivindicação do pedido em exame. Nesse sentido observam-se duas características técnicas ausentes em D2: i) os nódulos serem separados por elementos de tensão mecânica, o que está associado a um melhor desempenho quando ao desgaste do cabo bem como reduz o ruído proveniente do stress a que o cabo é submetido, e ii) não se observa qualquer desacoplamento acústico entre os sensores, ou seja, a medição acústica de um sensor pode se propagar para o sensor adjacente. O que se observa neste caso é que estes dois problemas são relacionados na medida em que ambos tem impacto no ruído das medições. Desta  forma é possível se formular um problema técnico que abrange os dois problemas: Como o técnico no assunto a partir de D1 poderia conseguir um melhor desempenho quanto ao ruído ? O técnico no assunto poderia ser levado a combinar com D3 ou D1 para agregar seções separadas de elementos de tensão, mas ainda assim haveria um gap, uma solução presente na invenção e não prevista em D1 ou D3 que é o isolamento acústico. Como esta solução de dispor o elemento (3) nos extremos da cápsula autônoma não foi prevista no estado da técnica o pedido tem atividade inventiva, pois uma vez dado o documento D2 e o problema técnico objetivo o técnico no assunto não chegaria na mesma solução. Uma maneira de enxergar esta questão é perguntar um outro examinador qual a solução que ele adotaria partindo-se de D2 para resolver o problema técnico objetivo sem lhe mostrar a solução e verificar se ele chegaria na mesma solução. Note que o PSA não prevê que na existência deste gap, o técnico no assunto faça nova busca para combinar um terceiro documento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário