sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Agricultura de precisão Seminário Brasil Dinamarca

Webinar 2: Precision Agriculture - Iot, Sensors, Data, And Technology" 18/09/2020 São Paulo Webinar series on Agriculture, Agribusiness and Innovation - Partnership Brazil - Denmark.

Seminário apresentado por Alexandre Hornemann, Danish Consulate General São Paulo e Jose Paulo Molin, USP/Esalq
Toda a produção agrícola da Dinamarca é rastreável usando por exemplo sistemas de GPS, satélites de drones.
Empresas como FieldSense se destacam no setor cujo diretor John Smedegaard usa tecnologia de satélites e processamento digital das imagens com resultados mostrados em aplicativo de celular. Os dados incluem dados sobre plantações e condições metereológica como velocidade dos ventos e temperaturas com possibilidades de registros históricos (https://fieldsense.dk/en/product/farm-weather/).
A DTU Fotonik (https://www.fotonik.dtu.dk/english/Research-groups) de Sarah Ruepp trata de dispositivos IoT e inteligência artificial em agricultura. Krzysztof Malarski mostra o processo para construção de protótipos IOT que envolve questões de economia de energia dos dispositivos e otimização de desempenho em termos de confiança, segurança e sustentabilidade (reduzir o impacto ambiental da tecnologia). O dispositivo de IOT deve ser seguro em termos de hardware e firmware. Os serviços envolvem desenvolvimento de aplicativos e testes End-to-End. Exemplos incluem sistemas para monitoração de atracamento de navios em portos, identificando automaticamente o navio ou embarcação que aporta. Outras aplicações envolvem monitoração de condições metereológicas. A empresa DTU mantem contato com pesquisadores de graduação, mestrado e e doutorado de universidades. Acordos de colaboração são mantidos com outras empresas como Force Technology, Secomea, Indesmatech, Lekon, Ericcson, TDC, Telia, Leikr entre outras. A empresa esteve em vista na UFCG de Campina Grande na Paraíba.
A Telesense de Naeem Zafar trata de sensores inteligentes para proteger a agricultura e tecnologia preditiva baseada em inteligência artificial. por exemplo a tecnologia de Monitoração remota de grãos é usada por empresas como Bunge e outras. os grãos armazenados tendem a se deteriorar que depende criticamente da umidade e temperatura do silo. A ideia dos sistema é detectar o problema de deterioração antes que ocorra. Todo sistema é monitorado por celular. A mágica acontece no software que identifica por cores os silos com problemas. Alguns de nossos sistemas da TeleSense estão instalados no Brasil que pode ser inclusive usado no transporte dos grãos (https://telesense.com/SensorBall.html) O posicionamnto dos sensores ao longo do silo permitem levar em conta o fluxo de exaustão do ar no silo e como a temperatura varia com a localização do sensores que permite os algoritmos de machine learning um melhor desempenho e se antecipar ao problema. O custo é de penas $0,70 a $1,30 por tonelada e o retorno em economia acima de U$8 por tonelada. O sistema usa o índice Grain Storage Quality Index.
GrainIT de Ivan Baadsgaard tem um sistema de registros automáticos acessado por aplicativo de celular em tempo real utilizando integração dos dados por API com dispositivos IOT, com sistemas CRM e elaboração de estatísticas (https://www.grainit.net/en/products/).


Nenhum comentário:

Postar um comentário