terça-feira, 7 de junho de 2022

Precisão de Simulador de aeronave para economia de combustível: não técnico

T1035/18 o pedido refere-se à estimativa da produção de energia elétrica de um sistema fotovoltaico de uma aeronave. A Câmara conclui que a precisão da simulação pode desempenhar um papel na avaliação da atividade inventiva apenas se a simulação contribuir para o caráter técnico da invenção. O método começa estimando uma primeira quantidade de irradiância solar 106 gerada pelo Sol 108 e recebida em uma pluralidade de pontos geográficos 104 em função do tempo (característica [a]). Com base nisso, uma segunda quantidade de irradiância solar recebida por uma aeronave 110 viajando ao longo de uma trajetória de voo 112 é determinada. A trajetória de voo 112 inclui um subconjunto dos pontos geográficos 104 e tem um tempo de início e término. Com base na irradiância solar na aeronave, a quantidade de energia elétrica produzida pelo sistema fotovoltaico 200 na aeronave 110 é prevista. Finalmente, a quantidade prevista de energia elétrica é traduzida em economia de combustível estimada.

A divisão de exame na EPO sustentou que as etapas [a] a [c] definiam um método de previsão em um alto nível de abstração que poderia ser realizado por meios puramente mentais ou matemáticos. Isso contrasta com o caso T1227/05 (Circuit Simulation/Infineon) onde o Conselho deliberativo considerou que a simulação não poderia ser realizada puramente por tais meios e forneceu uma previsão realista do desempenho de um circuito projetado. De acordo com o G 1/19, a contribuição de uma simulação para o caráter técnico do objeto reivindicado não depende do grau em que a simulação representa a realidade; nem depende da tecnicidade do sistema simulado. O que conta é se a simulação contribui para a solução de um problema técnico. O Conselho concluiu ainda que as etapas de simulação reivindicadas não envolvem um caráter técnico, uma vez que a tecnicidade à luz do G 1/19 não depende do sistema simulado, mas do uso posterior dos dados produzidos pela simulação. O Conselho não está convencido por este argumento porque estimar a economia de combustível para um voo é uma atividade administrativa não técnica.

O Conselho considera que, embora o reabastecimento seja um processo técnico, não é uma consequência direta da economia de combustível estimada, mas ocorreria apenas como resultado de uma decisão humana. Além disso, as economias de combustível estimadas também podem ser usadas para decisões de negócios, como se as economias merecem a produção e instalação do sistema fotovoltaico ou se permitem uma redução nos preços das passagens aéreas. Assim, as estimativas não têm uma utilização técnica implícita que possa ser a base de um efeito técnico implícito. Na opinião do Conselho, no entanto, a precisão da simulação pode desempenhar um papel na avaliação da atividade inventiva apenas se a simulação contribuir para o caráter técnico da invenção. Face ao exposto, o Conselho entende que a simulação não contribui para o carácter técnico da invenção. Portanto, a precisão da simulação é irrelevante para a avaliação da atividade inventiva. Neste contexto, o Conselho considerou que as características relativas à simulação são de natureza não técnica e, portanto, devem ser ignoradas para a avaliação da atividade inventiva.[1]

[1] Bardehle Pagenberg - Patrick Heckeler. Translating a predicted amount of electrical energy into fuel savings: non-technical. Www.lexology.com 31/05/2022


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