terça-feira, 26 de julho de 2022

A invenção do Post It

 

Em 1968 Spencer Silver, químico da 3M tentava sem sucesso desenvolver uma cola mais forte para os adesivos da companhia. Seus experimentos ao contrário, produziram uma cola muito frágil que não despertou o interesse da empresa [1]. Foi então quando Art Fry, químico da 3M e colega de Silver, desenvolveu em 1974 o Post It. A ideia surgiu quando Art Fry cantava no coral da igreja e decidiu criar algo que o auxiliasse em manter as marcações do livro de cânticos, que sempre caíam no chão.[2] Assim surgiu a ideia dos pequenos pedaços de papel com uma frágil cola, eficaz para manter a fixação porém sem danificar os livros.[3] A empresa, embora reconhecidamente inovadora, não se interessou pelo projeto alegando que o protótipo de uma máquina para fabricar o produto levaria no mínimo seis meses de desenvolvimento. Art Fry construiu o protótipo em um fim de semana trabalhando sem descanso. O Departamento de Pesquisa de Mercado não acreditou no potencial de mercado do produto, mas Art Fry tratou de distribuir amostras pessoalmente e provar que havia demanda para o Post It. Hoje a invenção rende a empresa algo como US$ 400 milhões por ano[4]. A empresa 3M desde então adotou uma política de incentivo à inovação que inclui a estratégia de permitir que a pessoa que desenvolve com êxito um novo produto e inicia um novo negócio se torne o gerente geral do negócio com a posição, remuneração, bônus e opções de compra de ações[5] A resistência da 3M à inovação neste caso não é um episódio isolado.



[1] WIPO. Learn from the past, create the future: inventions and patents, Genebra: WIPO, 2007. p. 40.

[2] ROBERTS, Royston. Descobertas acidentais em ciências, Campinas:Papirus, 1993, p.278

[3] PETROSKI, Henry. A evolução das coisas úteis. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 98.

[4] STAL, Eva; CAMPANÁRIO, Milton de Abreu; SBRAGIA, Tales. Inovação: como vencer esse desafio empresarial. São Paulo: Clio Editora, 2006. p. 74.

[5] DRUKER. op. cit., p. 230.


Nenhum comentário:

Postar um comentário