segunda-feira, 27 de julho de 2020

Suficiência descritiva e a patente do avião dos irmãos Wright

A suficiência descritiva de uma patente pode se revelar essencial em um posterior litígio da patente. Em dezembro de 1903, seis dias antes dos irmãos Wright testarem pela primeira vez seu Flyer em Kitty Hawk, o diretor do Smithsonian Institute, Samuel Langley fez uma apresentação mal sucedida de seu aeroplano motorizado, auxiliado por uma catapulta, e que acabou afundou no rio Potomac. Na época, Langley afirmou que o problema foi uma falha na catapulta.[1] Na disputa que se seguiu entre os irmãos Wright e Glenn Curtiss sobre o pagamento de patentes, Curtiss alegou que as patentes dos irmãos Wright não eram válidas porque o aeroplano de Langley antecipava sua novidade. Saber se o projeto original de Langley, que antecipava muitas das características dos aeroplanos dos irmãos Wright, era de fato operacional constituía um argumento fundamental no litígio em torno da patente. Uma das patentes principais dos irmãos Wright US821393) tratava do sistema de controle lateral por empenamento da asa. Em maio de 1914 Curtiss conseguiu voar com sucesso com uma réplica construída com base nos projetos originais de Langley, acrescentando, contudo, detalhes fundamentais como um reforço nas asas e flutuadores. O aeroplano de Curtiss tinha aletas separadas articuladas segundo invenção de Frederick Baldwin em vez do enpenamento de asa dos Wright. [2]A questão na justiça foi interrompida pelas circunstâncias da primeira guerra mundial que exigiram a ação do governo norte americano pondo um fim aos litígios tendo em vista a necessidade de impulsionar a indústria aeronáutica diante do esforço de guerra[3]. Em 1982 técnicos na NASA concluíram que o projeto original de Langley falhara por ser estruturalmente frágil e não por qualquer defeito na catapulta. [4] Para Robert Merges: “Existem boas razões para acreditar que a patente de Wright de forma significativa reduziu a inovação em aeronaves nos Estados Unidos absorvendo energia e deslocando esforços de pessoas como Curtiss”.[5]



[1] CAMP, Sprague. A história secreta e curiosa das grandes invenções.Rio de Janeiro:Lidador, 1964, p. 307

[2] CAMP, Sprague. A história secreta e curiosa das grandes invenções.Rio de Janeiro:Lidador, 1964, p. 312

[3] http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/alabaster/A1143541

[4] Asas da Loucura: a extraordinária vida de Santos Dumont, Paul Hoffman, Rio de Janeiro:Objetiva, 2010, p. 251

[5] MERGES, Robert; NELSON, Richard. On limiting or encouraging rivalry in technical progress: the effect of patent scope decisions. Journal of Economic Behaviour and Organization, v.25, 1994, p.15


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