sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Vander Haeghen: Novidade

Vander Haeghen cita como exemplo de novidade o contato entre uma roda de locomotiva e o trilho. Na figura 1 é apresentado as ferrovias conhecidas do estado da técnica em que a seção da roda é reta. A invenção em exame é apresentada na Figura 2 que mostra uma seção triangular na roda. A invenção quando comparada com a Figura 1 é considerada nova pois o perfil é modificado com melhoria de resultado que evita de forma mais eficaz deslizamentos. No entanto ao se compara a invenção em 2 com outra anterioridade em 3 nota-se que ambas tem um perfil triangular, no entanto, ainda assim a invenção em 2 é considerada nova pois enquanto na figura 2 existem apenas dois pontos de contato equidistantes entre o trilho e a roda, na figura 3 há um contato integral entre os dois perfis que se encaixam. Com o perfil da figura 2 consegue-se um melhor desempenho ao se reduzir a fricção sem se comprometer o desempenho quanto ao deslizamento. A invenção na Figura 2 também é considerada como nova diante da Figura 3, pois há uma diferença de resultados e de meios uma vez que na Figura 3 o trilho e a roda tem o mesmo perfil triangular ao passo que na Figura 2 estes possuem perfis distintos de inclinações diferentes, ainda que ambos triangulares. [1]






[1] HAEGHEN, Vander. Brevets d'invention marques et modèles, Bruxelas:Ed. Ferdinand Larcier, 1928, p.22, 51

Nenhum comentário:

Postar um comentário