sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Inovação na agenda das empresas ?

Os dados do PINTEC mostram que a propriedade intelectual ainda não está na agenda da maior parte das empresas brasileiras, o que pode ter impacto nas suas estratégias de exportação. Por exemplo, a empresa Marcopolo de Caxias do Sul, fabricante de ônibus, possui fábrica em diversos países como Argentina, Colômbia, México, África do Sul, Índia e Egito. Segundo o secretário executivo da Anpei, Naldo Dantas em Seminário realizado no INPI em 26 de abril de 2012, a Marcopolo ao instalar fábricas no exterior em pouco tempo deixou de adquirir as autopeças antes importadas do Brasil para fabricação de seus ônibus, para comprar de fornecedores locais que ofereciam melhor preço. Numa situação similar, a coreana Hyundai iniciou a instalação de uma fábrica de veículos em Piracicaba em 2011, com investimentos da ordem de US$ 600 milhões,[1] em que as autopeças serão fornecidas por empresas coreanas, em muitos casos com patentes (PI0905616, PI0811364, PI0300059, PI9900932, PI9809210) e desenhos industriais (BR302012005655, DI7106186 e DI7100797) solicitados no Brasil, ou seja, a substituição por fornecedores locais será neste caso mais restrita, ao contrário, do exemplo da Marcopolo. Segundo Naldo Dantas, pelo fato de realizar um planejamento tomando em consideração questões de propriedade industrial a empresa coreana pode não apenas se transferir ao Brasil como oferecer oportunidades de negócio a várias outras empresas coreanas que formam a cadeia produtiva em torno do produto principal da empresa.

DI7106186



[1] http://www.hyundai.com/br/pt/AboutUs/localcompany/index.html

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