terça-feira, 8 de julho de 2014

Examinadores, Produtividade e Litigio

Um hipótese razoável é considerar que examinadores com maior produtividade, por terem menos tempo gasto no exame, deveriam apresentar patentes concedidas com menor qualidade e consequentemente estarem tais patentes sujeitas a mais litígios do que a média. Shine Tu[1], contudo mostra que os examinadores do USPTO que concedem mais patentes não apresentam taxas de litígio maiores que a média dos demais examinadores. O estudo analisa cerca de 1,7 milhões de patentes concedidas entre 2001 e 2012 e cerca de 12 mil patentes com litígio encerrado entre 2010 e 2011 não somente do Federal Circuit mas de Cortes Distritais, portanto muitos casos não possuem decisão final após recurso. O número médio de patentes concedidas por ano para cada examinador é calculado dividindo-se o total de patentes concedidas por cada examinador por ano dividido pelo tempo em anos como examinador no USPTO. Examinadores com três a cinco anos de experiência e com uma produtividade de 45 a 60 patentes concedidas por ano, possuem uma taxa de litígio maior do que a esperada.





Por exemplo, os examinadores com 50 a 55 patentes concedidas por ano respondem por 6.24% do total de patentes concedidas entre 2001 e 2012. Supondo que os litígios se distribuíssem de forma randômica então o litígio esperado para este grupo é de 6.24% do total de litígios (representado pela linha tracejada). A linha cheia representa o total efetivo de litígio deste grupo de examinadores. Quando a linha tracejada está abaixo da linha cheia isto significa que os examinadores tem uma taxa de litígio acima da esperada. De outro lado se a linha tracejada está acima da linha cheia isto significa que os examinadores estão com uma taxa de litígio abaixo do que a taxa esperada.



Examinadores com mais patentes concedidas por ano (com mais de 80 patentes concedidas por ano), com menos tempo portanto gasto em cada exame, apresentam proporcionalmente uma quantidade menor de patentes em litígio. Examinadores com menos patentes concedidas por ano (com até 10 patentes por ano), com mais tempo gasto em cada exame, possuem uma taxa de litígio compatível com a esperada.


Examinadores mais experientes, com mais de oito anos de experiência, possuem um nível de litígio menor do que o esperado, enquanto examinadores menos experientes (3 a 6 anos) tem uma taxa de litígio proporcionalmente maior. Conforme o plano de carreira de um examinador no USPTO, ao conseguir promoção o examinador reduz o tempo gasto por exame o que significa produzir mais exames por ano.

A conclusão do estudo é de que é possível trabalhar com examinadores com índices maiores de produtividade sem um impacto direto no aumento de litígios.




[1] TU, Shine. Patent Examination and Litigation Outcomes, Stanford Technology Law Review, v.17, 2014, p.507-548 http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2458140

Nenhum comentário:

Postar um comentário