segunda-feira, 16 de julho de 2018

Patente de método de determinação da posição de veículo


T197/11 analisa método e aparelho de pedágio de veículos em estradas que se distingue do estado da técnica por determinar a distância percorrida pelo veículo, as distâncias entre posições predeterminadas do veículo conforme determinado por um banco de dados  e sendo a informação transmitida para uma posição remota incluir a informação de distância percorrida. O pedido não descreve para que este valor de distância percorrida é utilizado na estação remota e, desta forma o simples fato de medir e transmitir este valor de distância percorrida foi considerado sem atividade inventiva. O pedido também descreve um método que aplica uma grade de posições superpoposta à informação de posição de modo a determinar de modo automático a posição do veículo comm base na célula ocupada pelo veículo em um dado instante. Neste caso a Câmara de recursos entendeu tratar-se de um problema técnico para determinação da posição do veículo e por conseguinte da distância percorrida.[1]



[1] STEINBRENER, Stefan. Patentable subject matter under Article 52(2) and (3) EPC: a whitelist of positive cases from the EPO Boards of Appeal—Part 2. Journal of Intellectual Property Law & Practice, 2018, Vol. 13, No. 2, p. 109

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