T2263/18 OJ 2021 refere-se a um sistema de extração de cenas de um vídeo capturado de um jogo desportivo. O Conselho observou que as cenas são definidas por características do volume do sinal de áudio com base em uma regra heurística que reflete considerações não técnicas sobre o comportamento dos espectadores em jogos esportivos. Assim, a identificação de tipos de cenas de um jogo esportivo não é uma finalidade técnica. Aqui estão as conclusões práticas da decisão. Os tipos de cenas identificados correspondem a diferentes tipos de cenas de um jogo esportivo e, portanto, se relacionam com o conteúdo cognitivo não técnico do vídeo. A definição das cenas por meio de características do volume do sinal de áudio é baseada em uma regra heurística que reflete considerações não técnicas sobre o comportamento dos espectadores em jogos esportivos. O fato de que a implementação de tal regra heurística no sistema possa envolver o uso de meios técnicos para determinar a quantidade de variação no volume do som não torna a própria heurística subjacente técnica.
O aplicativo se refere à extração de cenas de um vídeo capturado de um jogo esportivo. Em serviços de distribuição de vídeo conhecidos, às vezes é desejável identificar cenas de interesse de um vídeo, por exemplo, cenas nas quais um ponto é marcado. Era conhecido por reconhecer uma cena de interesse detectando um aumento acentuado no volume do som nos dados de áudio do vídeo. A presente invenção propõe melhorar as técnicas de extração de vídeo conhecidas para extrair uma cena que é definida por um ponto de início e um tempo de continuação (duração da cena) em um vídeo esportivo. O tipo de cena de interesse é determinado comparando o tempo de continuação com uma variedade de limites, cada um associado a um respectivo tipo de cena de interesse (característica A). O parâmetro usado para definir o ponto inicial e o tempo de continuação de uma cena de interesse é o valor da mudança [no volume do som] (característica B).
O conselho concorda que as características A e B interagem, mas os tipos de cena identificados correspondem a diferentes tipos de cenas de um jogo esportivo (por exemplo, cenas de gol, cenas de decepção, cenas de troca de defesa de ataque, cenas de falta) e assim se relacionam com o conteúdo cognitivo não técnico do vídeo. Portanto, o propósito combinado dos recursos A e B de identificar os tipos de cena e seus pontos de partida não é técnico. Além disso, o fato de as características A e B interagirem não implica que elas produzam um efeito sinérgico. Em vez disso, o efeito geral é o resultado da agregação desses recursos: o recurso B diz respeito a como o ponto de partida e o tempo de continuação são obtidos e o recurso A determina o tipo de cena com base no tempo de continuação. Que o tipo de cena seja mais preciso quando a detecção do ponto de partida e o tempo de continuação forem mais precisos é o resultado esperado da agregação dos recursos A e B.
Como a identificação dos tipos de cenas de um jogo esportivo não é um objetivo técnico e como o conselho não vê que o recurso A envolve quaisquer “considerações técnicas adicionais” (ver G3/08), de modo que o recurso A não contribui para a solução de um problema técnico. Portanto, não entra na avaliação da atividade inventiva (T154/04: “Características não técnicas, na medida em que não interagem com o objeto técnico da reivindicação para resolver um problema técnico, ou seja, características não técnicas 'como tal', não fornecem uma contribuição técnica para o estado da técnica e são, portanto, ignoradas na avaliação da novidade e atividade inventiva”). A definição das cenas por meio das características do volume do sinal de áudio é baseada em uma regra heurística que reflete considerações não técnicas sobre o comportamento dos espectadores em jogos esportivos que normalmente é observado, ou seja, que o nível sonoro aumenta em períodos de tempo interesse do público que assiste a um jogo esportivo, como quando um gol é marcado no futebol. Tais períodos de tempo correspondem então a vários tipos de cenas de interesse no vídeo do jogo esportivo. O fato de a implementação de tal regra heurística no sistema poder envolver a utilização de meios técnicos para determinar a quantidade de variação no volume do som não torna a própria heurística subjacente técnica (ver T1670/07).
De acordo com a jurisprudência estabelecida das instâncias de recurso, na apreciação da atividade inventiva segundo a abordagem problema/solução, pode legitimamente figurar na formulação do problema como parte do enquadramento um objetivo a atingir num domínio não técnico do problema técnico a ser resolvido como um constrangimento que deve ser cumprido. Consequentemente, a regra heurística pode ser adicionada como uma restrição não técnica ao problema técnico objetivo a ser resolvido. A implementação da regra heurística no programa conhecido do documento D2 com o objetivo de determinar o tipo de cenas de interesse foi direta e não poderia ser a base para o reconhecimento da atividade inventiva. O especialista estava familiarizado com “quantidades de mudança” de níveis de som e capaz de apresentar os conceitos necessários para implementação.[1]
[1] RICHARD, Preston. Identification of types of scenes of a sports game: non-technical, Bardehle Pagenberg, www.lexology.com 04/01/2022
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