Em T1141/17 diz
respeito a um pedido de patente para uma seleção automática de um roteiro de
marketing que trata de método e aparelho para fornecer inteligência de
marketing sobre clientes em potencial a representantes de vendas que utilizam
equipamentos de telecomunicações. Quando um cliente potencial liga para um
número em um tele-anúncio o sistema identifica o número discado (DNIS)
associado ao produto ou serviço no anúncio e usa o ID do chamador (ANI) para
identificar o cliente que está ligando. Essas informações são usadas para
calcular uma “pontuação de modelagem” do valor dos clientes, e o vendedor é
apresentado com o script dependendo da pontuação e do tempo da chamada. No
recurso, a Diretoria observou que as considerações eram todas conceitos de
negócios não técnicos como por exemplo Seleção de um script de marketing de uma
pluralidade de scripts de marketing divididos em uma pluralidade de segmentos
de valor do cliente (alto, médio, baixo ou "risco" ou uma combinação
dos mesmos) com base na "pontuação de modelagem" do cliente e no
negócio, produto ou serviço relevante. Portanto, embora os computadores fossem
técnicos, a implementação dos requisitos não técnicos teria sido óbvia para o
especialista na arte de telecomunicações e sistemas de computador. Identificar
um cliente em contato com uma empresa, selecionar um script de marketing de uma
pluralidade de segmentos de valor do cliente com base na "pontuação de
modelagem" do cliente e apresentar o script selecionado ao comerciante são
todos conceitos de negócios não técnicos. A implementação técnica dos
requisitos não técnicos, incluindo a identificação do cliente (chamador) e a
empresa contatada (chamado), o uso do computador para pesquisar informações em
um banco de dados, calcular a pontuação de modelagem e selecionar e exibir um
script relevante, são óbvios para o especialista na arte de telecomunicações e
sistemas de computador. Os computadores são técnicos, mas seria óbvio usar um
para selecionar um script de acordo com a especificação do requisito. O pedido
de patente europeia refere-se a um método e aparelho para fornecer inteligência
de marketing sobre clientes em potencial a representantes de vendas que
utilizam equipamentos de telecomunicações.
A invenção na
reivindicação 1 compreende uma mistura de características técnicas e não
técnicas. O Conselho concorda com o recorrente que o sistema de computador
reivindicado e seus componentes têm caráter técnico. No entanto, a invenção
também envolve aspectos não técnicos relacionados ao marketing. A abordagem
estabelecida para avaliar essas invenções de tipo misto é a “abordagem Comvik”
(T641/00). De acordo com a abordagem Comvik, apenas as características técnicas
que contribuem para a solução de um problema técnico, proporcionando um efeito
técnico, são tidas em consideração para efeitos da avaliação da atividade
inventiva ao abrigo do artigo 56 da EPC. As características não técnicas que
não apresentam qualquer contribuição técnica podem legitimamente fazer parte do
problema técnico a resolver como um conjunto de requisitos a cumprir. A partir
de um sistema de comunicação convencional combinando um sistema de telefone e
um sistema de computador, como o divulgado em D1, a invenção na reivindicação 1
se distingue pelo uso do ANI para localizar informações do cliente em um banco
de dados, o cálculo de uma modelagem pontuação com base nas informações do
cliente e o DNIS, a seleção de um script armazenado com base na pontuação de
modelagem simultaneamente com um momento em que o dispositivo de comunicação do
cliente fornece o ANI e a exibição do script para o comerciante. Em consonância
com a abordagem Comvik, o Conselho considera que o problema a ser resolvido
pelas características distintivas é como automatizar o método de seleção de um
script personalizado. Finalmente, o Conselho observou que a implementação do
requisito não técnico era óbvia para uma pessoa qualificada: ANI e DNIS eram
bem conhecidos e projetados para fornecer ao destinatário da chamada telefônica
informações sobre o chamador e o número discado. O especialista teria fornecido
meios adequados para armazenar e recuperar dados, incluindo o uso do ANI como
um identificador para armazenar e recuperar informações do cliente em um banco
de dados.[1]
[1] RICHARD, Preston. Automatic
selection of a marketing script : non-technical. Bardehle Pagenberg,
www.lexology.com 21/09/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário