Vander Haeghen cita como exemplo de
novidade o contato entre uma roda de locomotiva e o trilho. Na figura 1 é
apresentado as ferrovias conhecidas do estado da técnica em que a seção da roda
é reta. A invenção em exame é apresentada na Figura 2 que mostra uma seção
triangular na roda. A invenção quando comparada com a Figura 1 é considerada
nova pois o perfil é modificado com melhoria de resultado que evita de forma
mais eficaz deslizamentos. No entanto ao se compara a invenção em 2 com outra
anterioridade em 3 nota-se que ambas tem um perfil triangular, no entanto,
ainda assim a invenção em 2 é considerada nova pois enquanto na figura 2
existem apenas dois pontos de contato equidistantes entre o trilho e a roda, na
figura 3 há um contato integral entre os dois perfis que se encaixam. Com o
perfil da figura 2 consegue-se um melhor desempenho ao se reduzir a fricção sem
se comprometer o desempenho quanto ao deslizamento. A invenção na Figura 2
também é considerada como nova diante da Figura 3, pois há uma diferença de
resultados e de meios uma vez que na Figura 3 o trilho e a roda tem o mesmo
perfil triangular ao passo que na Figura 2 estes possuem perfis distintos de
inclinações diferentes, ainda que ambos triangulares. [1]
[1] HAEGHEN, Vander. Brevets d'invention marques et modèles,
Bruxelas:Ed. Ferdinand Larcier, 1928, p.22, 51
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