sábado, 22 de novembro de 2025

Prática de Exame na China, decisões recursais recentes

Advances in Patent Examination Practices: Insights from Recent Cases on Prior Art, Novelty, and Inventiveness

Marks & Clerk Monique Chu e Wendell Law www.lexology.com 20/11/2025


Recentemente, a Divisão de Reexame e Invalidação do Escritório de Patentes da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China listou uma série de casos marcantes que refletem práticas atuais e tendências emergentes em diversos campos técnicos. Este artigo resume esses casos para fornecer uma visão clara dos padrões e considerações mais recentes exercidos no processo de exame.


1. Divulgação da Publicação:

Determinação de se padrões farmacêuticos constituem divulgação de estado da técnica

Caso nº: 4W116478 — Uma composição medicinal tradicional chinesa para tratar necrose femoral da cabeça e seu método de preparação

Padrões de qualidade para medicamentos registrados que são arquivados em instituições especializadas, como a Drug Administration ou Institutos de Inspeção Farmacêutica, geralmente são acessíveis apenas a pessoal autorizado. Como resultado, esse tipo de arquivamento normalmente não se qualifica como divulgação sob a lei de patentes.

Determinação da Data de Divulgação para Folhetos de Informações sobre Produtos Medicinais

Caso nº: 4W116478 — Uma composição medicinal tradicional chinesa para tratar necrose femoral da cabeça e seu método de preparação

Quando existem múltiplas versões de um folheto informativo de produto medicinal e a fatura de venda não especifica uma versão específica, o nome e a data de venda sozinhos são insuficientes para estabelecer a data de divulgação de qualquer versão específica do folheto.


2. Uso Público:

Avaliação de Evidências para 'Divulgação de Exposições'

Caso nº: 6W116747 — Bicicleta (Modelo Feminino)

O requerente tentou demonstrar que o design foi exibido publicamente na Exposição B antes da data de apresentação, enviando fotografias provenientes do Site A. No entanto, se essas fotografias foram enviadas por um usuário e as 'informações da exposição' exibidas na página também foram autoeditadas por esse usuário, e se a página não mostrar o horário de upload das fotos ou se outras evidências sobre a Exposição B forem inconsistentes com as fotografias, então tais fotografias são consideradas insuficientes para refletir de forma confiável as circunstâncias reais da exposição. Consequentemente, eles não podem servir como prova conclusiva de que o projeto foi exibido publicamente na Exposição B antes da data de apresentação.


Evidência da Venda Prévia ao Protocolo da Estrutura Específica de um Produto

Caso nº: 5W135632 — Máquina de plataforma para posicionamento de suportes hidráulicos subterrâneos de superfície de trabalho

Quando um modelo específico de um produto fabricado por um produtor foi vendido publicamente antes da data de registro da patente em questão, e múltiplas evidências de diferentes fontes documentam a estrutura específica desse modelo, que podem corroborar entre si, tais evidências podem ser usadas, na ausência de evidências contrárias, para estabelecer que o modelo específico foi vendido publicamente antes da data de registro. Isso permanece verdadeiro mesmo que a data de divulgação de algumas evidências seja posterior à data de registro da patente.


3. Divulgação na Internet:

(1) Determination of Publication Date for Webpage Archives from the 'Internet Archive'

Case No.: 4W116322 / 4W116768 — Multifunctional Purifier

Ao utilizar arquivos de páginas do 'Internet Archive' como evidência de arte anterior, a data de publicação deve ser determinada de acordo com os mecanismos operacionais do site. Primeiro, o Internet Archive atribui uma URL única a cada página web arquivada, com o segmento numérico específico da URL indicando o momento de captura e arquivamento. Segundo, elementos como imagens dentro da página podem ser capturados várias vezes, cada uma com seu próprio tempo de captura registrado. Como resultado, o tempo de captura do arquivo da página pode diferir do das imagens ou outros elementos contidos. Por fim, como o site atribui sistematicamente e consistentemente endereços URL a arquivos arquivados, as URLs tanto das páginas web quanto das imagens normalmente seguem convenções e formatos de nomeação idênticos. Portanto, a menos que haja evidências em contrário, a informação numérica dentro de uma URL de imagem indicando data e hora geralmente pode ser considerada como o momento em que essa imagem foi arquivada. Esse período é reconhecido como a data de divulgação pública da imagem no site do Internet Archive.


B) Novidade

Interpretação do Princípio da Comparação Isolada na Avaliação de Novidades

Caso nº: 4W117946 / 4W117974 — Adesivo condutor

Quando documentos da técnica anterior revelam o nome de um produto químico comercialmente disponível, mas não especificam seus parâmetros físicos ou de propriedades químicas, a introdução de resultados de medição a partir de outras evidências sobre esses parâmetros é considerada apenas uma confirmação das propriedades divulgadas. Desde que a estrutura e composição do produto químico possam ser determinadas de forma única, tais evidências suplementares não violam o princípio da comparação individual na avaliação de novidade.


Papel dos Documentos Citados ao Utilizar Documentos de Patente como Arte Anterior

Caso nº: 1F554680 — Equipamento do Usuário Equipado com Capacidade SDR

Quando uma especificação de patente faz referência a documentos que refletem sua tecnologia de base, e tais documentos citados atendem aos requisitos relevantes das Diretrizes de Exame de Patentes, a própria patente será considerada incorporando o conteúdo desses documentos citados. Ao usar tal documento de patente como estado da técnica, as informações contidas nos documentos citados que estão intimamente relacionadas à patente em questão podem ser consideradas divulgadas dentro do escopo da técnica anterior — fazendo isso dentro dos limites do que é razoavelmente esperado pelas partes envolvidas.


Determinação das Solicitações de PCT como 'Aplicações Anteriores'

Caso nº: 1F609940 — Método para Construção de Listas MPM, Método e Aparelho para Adquirir Previsão Intra-Quadro de 13 Modos de Blocos de Crominância

Ao entrar na fase nacional chinesa, um pedido internacional do PCT tem o mesmo efeito legal que um pedido de patente registrado diretamente na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China. Se todos os outros requisitos legais forem cumpridos, tal pedido PCT pode ser usado como arte prévia na avaliação de novidade de pedidos de patente subsequentes.


Condições para Reivindicar o 'Período de Carência da Novidade'

Caso nº: 5W135853 — Suporte Integrado de Quebra-mar Flutuante

Quando um requerente ou titular de patente busca invocar o período de graça para novidades após a data de registro — ao descobrir que um terceiro divulgou o conteúdo sem seu consentimento — as seguintes condições devem ser atendidas:


1. A divulgação deve ter ocorrido dentro de seis meses antes da data de apresentação.

2. O requerente ou titular da patente deve apresentar uma declaração à Administração Nacional de Propriedade Intelectual dentro de dois meses após tomar conhecimento da divulgação, solicitando a preservação do período de carência e fornecer provas de apoio.

3. A solução técnica divulgada pelo terceiro deve derivar direta ou indiretamente do requerente ou inventor.

4. A divulgação pelo terceiro deve ter sido feita sem o consentimento do requerente.


C) Passo Inventivo

Determinação do papel das características distintivas em documentos comparativos

Caso nº: 1F516906 — Trocador de Calor em Chip e Ar-Condicionado de Frequência Variável

Ao avaliar se o estado da técnica fornece orientação técnica, é essencial não apenas avaliar se o documento de comparação revela os mesmos ou semelhantes meios técnicos que as características distintivas, mas também adotar a perspectiva de uma pessoa habilidosa na arte. O processo operacional geral documentado no documento de comparação deve ser cuidadosamente analisado para determinar se o papel desses meios técnicos ou os problemas técnicos que eles abordam são essencialmente os mesmos.


Arte prévia de diferentes áreas de aplicação pode fornecer orientações combinadas

Caso nº: 4W116379 — Dispositivo Autopropulsado Baseado em Adsorção

Ao avaliar a etapa inventiva, o problema técnico real abordado pela invenção deve ser redefinido com base no estado da técnica mais próximo. Guiada por esse problema redefinido, uma pessoa habilidosa na área seria motivada a buscar soluções em campos técnicos adjacentes ou relacionados — não limitada apenas ao campo da patente ou ao estado da arte mais próximo. Quando documentos de arte prévia dessas áreas relacionadas revelam o uso de meios técnicos idênticos para resolver o mesmo problema técnico, eles podem servir como sugestão técnica para combinar tais referências com o estado da técnica mais próximo para derivar a invenção reivindicada.


Determinação da Inspiração Técnica em Invenções de Medicamentos Combinados

Caso nº: 1F409289 — Uso combinado de nitroxolina e seus análogos com quimioterapia e imunoterapia no tratamento do câncer

Ao avaliar a inventividade em invenções de medicamentos combinados, é essencial considerar cuidadosamente se dois ou mais documentos de arte anterior fornecem um ensino combinado concreto. Isso exige uma análise abrangente de fatores como se a técnica anterior sugere razoavelmente substituição bem-sucedida, as diferenças entre medicamentos químicos e tratamentos baseados em anticorpos em termos de modalidades e eficácia, e os alvos específicos e mecanismos de ação envolvidos. Simplesmente citar uma declaração ampla na técnica anterior — como 'pode ser usado em combinação com outros medicamentos' — não constitui uma orientação técnica clara para combinar as várias referências ou derivar a invenção alegada.

Para invenções farmacêuticas, quando um documento da técnica anterior apenas lista inúmeras indicações potenciais para um componente específico do medicamento sem abordar a patogênese subjacente e os mecanismos terapêuticos, e sem verificar a eficácia do medicamento para essas indicações, a complexidade inerente do mecanismo do medicamento e as diferenças entre as indicações geralmente impedem que uma pessoa especializada na área obtenha orientações técnicas claras a partir desse estado da técnica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário