Optimisation of vehicle body joint position: Technical
BARDEHLE PAGENBERG Partnerschaft mbB
www.lexology.com 12/11/2025
T 0799/24 – Otimização de pontos soldados em carroceria automotiva. A invenção trata de um aparelho de análise que determina a posição ideal de pontos de solda adicionais a serem efetivamente adicionados à carroceria automotiva, com o objetivo de melhorar a rigidez durante a condução. A Divisão de Exame considerou que era apenas automação de um método não técnico, portanto sem atividade inventiva. A Câmara de Recurso 3.5.07, no entanto, discordou e reconheceu que: o projeto de uma carroceria automotiva é atividade técnica; a reivindicação implica um uso técnico adicional (soldar pontos reais na carroceria real); a simulação empregada é suficientemente precisa (como exigido em G 1/19). Assim, a Câmara considerou que a invenção envolve atividade inventiva.
Principais conclusões práticas (“takeaways”)
Pontos soldados adicionais “a serem adicionados” à carroceria implicam uso técnico adicional ⇒ superam a objeção de “simulação meramente cognitiva”. Projetar uma carroceria mais rígida é uma tarefa técnica. Embora o usuário possa visualizar os resultados, a seleção otimizada dos pontos de solda contribui tecnicamente. Mesmo que aplicado a um protótipo, ainda é um objeto físico real. O modelo usado na simulação reflete a realidade com precisão suficiente, atendendo ao requisito de G 1/19.
Objetivo: fornecer um sistema que determine onde soldar pontos adicionais na carroceria, considerando: cargas reais durante a condução, forças de inércia sobre componentes. O sistema gera: um modelo completo de automóvel (carroceria + chassi), uma análise de otimização, cargas/deslocamentos por junção, local ideal dos pontos de solda adicionais, dados úteis para o projeto da carroceria real.
A Câmara rejeita o entendimento da Divisão de Exame e argumenta:
1. O aparelho não é “computação genérica” As diferenças frente a um computador comum incluem: modelos específicos de carroceria e chassi, análise de condução, condições de direção, otimização com critérios técnicos (energia absorvida, rigidez), determinação de posições reais de soldagem.
2. “Pontos soldados a serem adicionados” = uso técnico Isto vincula o resultado a uma ação técnica futura obrigatória, alinhada com G 1/19.
3. O problema técnico é legítimo “Projetar uma carroceria mais rígida durante a condução” é aceitável como problema técnico objetivo.
4. Partes distintivas não são óbvias
5. Simulação precisa o suficiente
O modelo reflete adequadamente a realidade física (G 1/19), portanto o resultado tem impacto real.
A Câmara conclui que: há efeito técnico real, as características introduzem atividade inventiva, o pedido não é uma simples automação de tarefa não técnica. O objeto da reivindicação 1 é considerado inventivo (Art. 56 EPC).
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